SEXUALIDADE E BEM-ESTAR
Como a sexualidade pode interferir no bem-estar.
Diversas pesquisas e estudos realizados por universidades e entidades médicas demonstram que a ligação entre sexualidade e bem-estar é estreita e com um fio condutor que eleva ou diminui a qualidade tanto de uma como da outra, dependendo, é claro, de como são desempenhadas.
Assim, cada qual exerce influência sobre estes dois aspectos tão essenciais na vida das pessoas. Uma vida sexual satisfatória contribui para melhorar o bem-estar do homem e traz ainda benefícios a diversas regiões do organismo.
Já o lazer e a as atividades que proporcionam bem-estar aumentam a qualidade e o bom desempenho sexual.
Por isso, estes dois pontos estão interligados e de certa forma dependem um do outro para produzir resultados positivos.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) incluiu o sexo na lista dos parâmetros utilizados para definir a qualidade de vida de uma pessoa.
O sexo seguro, frequente e prazeroso pode proteger o coração, evitar a insônia, aliviar o estresse, fortalecer o sistema imunológico, combater a ansiedade, regular o humor, emagrecer e até retardar um pouco o ritmo do envelhecimento.
Por isso, a satisfação ou insatisfação sexual reflete em todas as esferas da vida, porque a sexualidade está relacionada à própria vida.
As sensações, sentimentos e emoções relacionados ao prazer envolvem diversas questões da dimensão humana e, por este motivo as carências sexuais podem gerar males físicos e psicológicos e, por outro lado, certas doenças afetam o desempenho e a satisfação sexual.
Logo, é fundamental cuidar da vida sexual e reservar um tempo para ações que promovam bem-estar. Ambas as atitudes irão fortalecer e preservar a sua qualidade de vida como indivíduo.
O urologista, mais especificamente o andrologista pode ajudar na manutenção da saúde e da satisfação sexual.
Como recuperar a vida sexual depois de tratar o Câncer da Próstata:
A reabilitação sexual deve começar antes da cirurgia.
Entenda porque e como fazer.