Agendamento de consultas: 21 98514-1660 | 21 99945-2283

Search

PÊNIS TORTO

O pênis pode entortar?

Como se não bastassem os problemas da vida moderna, surpresas absolutamente inusitadas podem mudar nossos conceitos. Imagine acordar pela manhã com uma ereção dolorosa e perceber que o pênis ficou torto? Dramático, não é mesmo? E o pior é que isso não é fantasia e imaginação, mas realidade que afeta até 5% dos homens após os 50 anos de idade.

A chamada Doença de Peyronie foi descrita há mais de 200 anos, mas continua sendo misteriosa. Por razões que nem os médicos conhecem completamente ocorre uma fibrose (como se fosse uma cicatriz) no interior do pênis e é essa fibrose que provoca incialmente dor e posteriormente curvatura do pênis. A teoria mais aceita para tentar explicar a razão para ocorrência desta fibrose é a que associa a doença aos pequenos traumatismos que ocorrem durante o coito sexual. Ou seja, o entrar e sair do pênis contra a resistência da musculatura vaginal e eventualmente contra o corpo feminino poderia estar por trás da gênese da fibrose.

Outros tentam relacionar a uma reação autoimune, ou seja, células do organismo seriam atacadas por deixarem de ser reconhecidas como próprias. O fato é que ninguém tem certeza da etiologia e por isso o tratamento também envolve dúvidas.

Na chamada fase inicial ou aguda, enquanto existem dor e mudança do grau de curvatura, os médicos recomendam evitar traumas e usar medicamentos na esperança de que o problema não se agrave. Os remédios usados empiricamente são: vitamina E, colchicina, tamoxifen, potaba, anti-infalmatórios e várias outras substâncias que já foram tentadas com sucesso parcial em estudos de pequeno porte.

Na fase crônica, geralmente um ano após a abertura do quadro, o pênis não dói e para de se modificar, ou seja, não entorta mais. Nessa etapa, quando o paciente não está mais conseguindo satisfação sexual por conta dos efeitos da Doença de Peyronie, o urologista pode oferecer diferentes tipos de cirurgia para retificar o pênis e resgatar o desempenho sexual. Esses tipos de procedimentos exigem grande experiência em cirurgia peniana por parte do cirurgião e é muito importante conversar bastante com o profissional que irá realizar a cirurgia para não criar falsas expectativas.

As técnicas cirúrgicas mais utilizadas são a plicatura, incisão e enxertia acompanhadas ou não do implante de prótese peniana. O tipo de tratamento com cirurgia de correção da curvatura deve ser definido a partir do grau de curvatura, tamanho do pênis e qualidade da ereção. Todas as alternativas são válidas e trazem resultados bastante satisfatórios quando são bem indicadas.

Canal Dr.Valter Javaroni

Medicina Sexual Baseada em Evidências

Como recuperar a vida sexual depois de tratar o Câncer da Próstata:

A reabilitação sexual deve começar antes da cirurgia.
Entenda porque e como fazer.